A SCA – Specialty Coffee Association, a mais relevante entidade da comunidade global do café, desenvolveu um protocolo para avaliação de cafés verdes, considerado como padrão internacional de avaliação, compreendendo uma classificação física, baseada em defeitos dos grãos, e uma avaliação sensorial da bebida.
A avaliação física é regida pelo protocolo Grading Green Coffee, baseado no sistema SCA Green Arabica Coffee Classification System (GACCS) e no manual SCA Defect Handbook.
A avaliação sensorial é regida pelo protocolo desenvolvido pelo comitê Statistics & Standards Committee da SCA.
Essa avaliação é conduzida por um grupo de provadores treinados, em uma sala especializada, com iluminação adequada e condições ambientais controladas, que avaliam a qualidade da bebida atribuindo uma nota numérica a onze atributos definidos no protocolo: Fragrância/Aroma, Uniformidade, Ausência de Defeitos (Xícara Limpa), Doçura, Sabor, Acidez, Corpo, Finalização, Equilíbrio, Defeitos e Avaliação Global.
Os cafés são classificados em diferentes categorias de acordo com sua qualidade, com base na pontuação obtida durante a avaliação.
Os cafés que atingem pontuações iguais ou superiores a 80 pontos são denominados Cafés Especiais.
Para acessar o protocolo completo ou o formulário de cupping, clique em um dos botões abaixo: