A introdução do café no Brasil tem uma história interessante que remonta ao século XVIII.
Acredita-se que a primeira semente de café tenha chegado ao Brasil em 1727, trazida da Guiana Francesa pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta.
De acordo com a lenda popular, Francisco Palheta foi enviado à Guiana Francesa pelo governador do Maranhão para mediar uma disputa territorial.
Durante sua visita, ele teria seduzido a esposa de um oficial francês e, como retribuição, ela lhe deu um buquê de flores contendo mudas de café escondidas.
Essas mudas foram então plantadas no Brasil, dando origem ao cultivo de café no país.
Embora a história possa ter sido romantizada ao longo dos anos, é certo que o café se espalhou rapidamente pelo Brasil a partir da introdução inicial de Palheta.
Embora não haja registros precisos sobre as plantações mais antigas, sabe-se que as primeiras lavouras de café foram estabelecidas na região norte do Brasil, em especial no estado do Pará e, em seguida, no nordeste brasileiro, nos estados do Ceará e da Bahia.
Ao longo dos anos, a produção de café se expandiu para outras regiões do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, e o Brasil se tornou o maior produtor de café do mundo, a partir do ano de 1890.
Hoje, o café é um elemento essencial da cultura brasileira e é apreciado em todo o mundo.
Para ver o Mapa de Regiões Brasileiras produtoras de café atualmente, clique no botão abaixo: