Quando ingerimos café, a cafeína presente na bebida é absorvida pelo trato gastrointestinal e circula pelo sangue até alcançar o cérebro.
A cafeína é um antagonista dos receptores de adenosina no cérebro, o que significa que ela se liga aos receptores de adenosina sem ativá-los, bloqueando a ação da adenosina.
A adenosina é um neurotransmissor que se acumula no cérebro durante o dia, contribuindo para a sensação de sonolência e fadiga.
Uma soneca durante o dia tem o efeito de reduzir essa sonolência e fadiga, pois ajuda a limpar a adenosina acumulada no cérebro.
Quando consumimos café antes de uma soneca curta de 15 a 20 minutos- técnica conhecida como coffee nap – a cafeína absorvida pelo nosso organismo se liga aos receptores desbloqueados de adenosina no cérebro, aumentando os níveis de energia e melhorando o desempenho mental e físico quando acordamos.
No entanto, como a cafeína leva cerca de 20 a 30 minutos para ser absorvida e começar a fazer efeito, é importante esperar um pouco antes de tirar a soneca para obter o máximo benefício da técnica do coffee nap.
Com a adenosina bloqueada, a sensação de sonolência é reduzida e o efeito estimulante da cafeína é mantido, melhorando a atenção e o desempenho cognitivo.